PÁGINA EM CONSTRUÇÃO

SUGESTÃO DE FAZER este caminho a pé ou de bicicleta mas começando em Lisboa.

CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

Caminho Portugues 

- a pé - de PORTO - PT

20 de MAIO 2021

Á  6 DE JUNHO 2021

Custo: terrestre, a caminhada pelo Caminho de Santiago com o carro de apoio:

data e valor ainda podem ser alteradas - 750 euros (valor estimativa)

+ (albergues e alimentação aproximadamente 360 euros , paga na hora nos albergues .

(preço da pernoite no albergue sem café da manhã custa ente 6 a 20 euros, 

              passagens: 971 dólares (estimativa)

+ taxas 170 dólares.

Total 1.141 dólares

pode pagar em 10 x com cartão de crédito

(a quantidade das parcelas a empresa aérea pode mudar)

1º dia em LISBOA  conheceremos a cidade.

​Nesta programação tem a opção de caminhada sindo de PORTO mas estou preparando com saida de LISBOA a pé ou de bicicleta, dependendo dos interessados e a procura.

18 DIAS DA  CAMINHADA 

9 dias de BICICLETA

 Caminho Santiago de Compostela: LISBOA  (FÀTIMA)- Porto - até Santiago de Compostela.

Dia 10/05/2021 saída do Rio de Janeiro
2º Dia 11/5/21 - CHEGADA P. Lisboa
1º dia (bike) 18/5/21 saida do RIO dia 17/5/21
VOO TP 0074 GIG-LIS  , 15:40  e chegada em Lisboa as 05:20. 

HORÁRIO DE VOOS e preços vou informar ao frchar as reservas. Depois da COVID 19

3ºdia: 12/05/20 quarta-feira-LISBOA

2º dia bike 19/5/21

 Café da manhã no hotel. Pela manhã, saída para visita panorâmica  da cidade, centro histórico, a catedral vários outros locais da cidade.   Regresso ao hotel. Acomodação, jantar.

14º (a pé) Dia 23/05/2021 - domingo - Início da caminhada ou pedalada

6º dia (bike) 23/5/21)

10 dias p. chegar a pé para PORTO

5 dias de bicicleta Lisboa - PORTO 

De bicicleta faz duas etapas (de pedestre) por dia.

     PORTO (Matosinhos) – VILA DO CONDE – 21 km

Se começar no centro teria mais 8 km.

TOTAL 29 km.

Começando a Caminhada em Matosinhos para evitar os arredores de Porto e na primeira etapa iremos caminhar ao longo da costa Atlântica.O oceano e as praias de areia dourada irão guiar a gente até a cidade de Vila do Conde, uma antiga e importante vila piscatória.

Pernoite em albergue.

15º  Dia 24/05/2021, segunda-feira

- VILA DO CONDE – ESPOSENDE – 25,5 km (total 46,5 km.) 

6º dia bike 23/05/21 - domingo
A segunda etapa inicia-se em Vila do Conde atravessando o seu centro histórico para em poucos km. chegaremos a Póvoa de Varzim, uma popular cidade balnear e fortemente ligada ao mar. Continuaremos para norte ao longo da costa serpenteando entre belas praias e campos agrícolas para alcançar a “Apúlia” de onde vamos seguir em direção a “Fão” onde cruzar o rio Cavado antes de chegar ao final da etapa em Esposende. Albergue

16º Dia 25/05/2021(sexta-feira)- ESPOSENDE – VIANA DO CASTELO – 23 km  ( Total 69,5 km.)

7º dia Bike 24/05/21 (segunda-feira)
Deixaremos Esposende caminhado ao longo da sua avenida marginal para alcançar a localidade das Marinhas e dai, por entre pequenas aldeias e campos agrícolas passaremos por Belinho, Castelo do Neiva, São Romão e Darque até chegar à histórica cidade de Viana do Castelo que alcançaremos cruzando a velha ponte de ferro sobre o Rio Lima autoria de Gustave Eifell.

17º Dia 26/05/2021 (quarta-feira)- VIANA DO CASTELO – V.P.ANCORA – 23 km  (92,5 Km.)

7º dia BIKE  24/05/21 segunda-feira
Iniciaremos mais uma jornada atravessando o belo e bem preservado centro histórico de Viana do Castelo em direção à “Areosa” e às suas inúmeras “Quintas”. Caminharemos por entre altos muros de pedra que o levarão a passar por Carreço e Afife antes de se dirigir à vila piscatória de “Vila Praia de Ancora”

 Vamos continuar seguir sempre próximo do mar, passando pela famosa zona balnear de Moledo antes de entrar em Caminha. Podemos visitar o centro histórico.

Final de mais uma etapa. Pernoite em albergue.

18º Dia 27/05/2021 (quinta-feira) - Caminha - OIA – 25 km (117,5 Km.)

8º dia bike 25/5/21 terça-feira

Saindo da vila antes de cruzar o rio Minho entraremos em terras da Galiza. Tome o ferryboat ou uma das alternativas e assim chegaremos à cidade de A Guarda. 
Atravessaremos a cidade de A Guarda em direção às belas praias da região. Seguiremos por uma trilha próxima da estrada C-550, que visitaremos algumas vezes, passando por Portecelo e Val da Aguieira. Junto à capela de São Sebastião, iniciaremos a abordagem para Oia, que com o seu impressionante mosteiro de Santa Maria de Oia, dá nome à rota “Camino Monacal” (Monástic Way) e que marcará o final de mais uma etapa.

Pernoite em albuergue

19º Dia 28/05/2021 (sexta-feira)

OIA – BAIONA – Nigran - 22,5 km ( 140 KM.)

8 º dia bike 25/5/21 terça-feira
Deixaremos a vila de Oia e seguiremos, por entre praias, falésias e campos cultivados, apreciando a beleza do mar batendo nas rochas. A C-550 será o nosso guia por vários km. até chegaremos a “As Mariñas”, para avistar o “Cabo Silleiro”. O Caminho, em seguida, atravessa a estrada e leva-nos a subir a encosta passando pela capela da “Virgen de Cela” chegando a “ Cadeiras” para seguir em direção à bela cidade de Baiona, reconhecida pelas suas praias. Atravessaremos Baiona, paralelo à marina da cidade em direção ao cruzeiro da Santíssima Trindade de onde seguiremos até cruzar o rio Miñor, através da sua ponte medieval e assim chegaremos a Ramallosa e Nigran. Fim de mais uma etapa.

19º Dia 29/05/2021 (sábado) NIGRAN - VIGO - REDONDELA - 28 KM.(167 km.)

9º dia bike 26/5/21 quarta-feira

 Iniciaremos o dia atravessando “Nogueiras” e iniciando a pequena subida para o “Monte de San Roman” de onde poderemos contemplar a vista maravilhosa das “Islas Cies” enquanto seguiremos para o “Castro Alto da Medoña”. Por entre bosques e pequenas aldeias iremos aproximar-nos da cidade de Vigo por onde entrará através do parque cidade (Parque Castrelos) e seguindo o rio “Lagares” chegaremos à “Avenida de Madrid”.

Deixando Vigo em seguindo em direção à praça de “Santa Rita” e continuaremos até chegar ao “O Troncal”, quase na periferia da cidade. Prosseguindo para “A Paradela” no sopé do “Monte da Madroa” e dai para bairro do “Teis”.

Continuaremos perto de um riacho que que será o nosso guia e companheiro até alcançar “Cidadelle”. Seguindo para “Alto da Encarnacion”, onde se poderemos admirar o rio e “Ponte de Rande “. Depois do “Rio das Cabras” e “Coto da Fenteira”, iniciaremos a descida através de “Cedeira” e “Cruzeiro” para alcançar Redondela e o “Caminho Central”onde vamos concluir mais uma etapa.

20º Dia 30/05/2021 (domingo)- REDONDELA - ARCADE - PONTEVEDRA  23 KM. (190 km)

9º dia bike 26/5/21 quarta-feira

A partir de Redondela notará que o número de Peregrinos no Caminho aumenta muito, pois daqui em diante o percurso é coincidente com o “Caminho Central”. Deixando Redondela em direção a Outeiro de Penas, para rapidamente chegarmos a Arcade, um lugar conhecido por ter as melhores ostras da Galiza. Continuaremos para Ponte sampayo para cruzar a sua ponte medieval sobre o rio Verdugo, e iniciarmos a bela subida da Canicouva até ao Cacheiro. Daqui iniciará a descida em direção à cidade de Pontevedra para um merecido descanso. Terá ainda tempo para visitar o centro histórico de Pontevedra, um dos mais bem preservados da Galiza

21º Dia 31/05/2021 (seguda-feira) 

 PONTEVEDRA – CALDAS DE REIS – CARACEDO

         27 km  = 217 km.)

10º dia bike 27/05/21 quinta-feira
Iniciarndo a caminhada no centro histórico de Pontevedra atravésaremos da cidade velha até à milenária ponte de O Burgo sobre o rio Lérez. Continuando ao longo do belo vale do rio da Granda até San Mauro. A partir daí o caminho é largo e de piso fácil embalado numa paz conventual. Aqui começam a surgir os primeiros cruzeiros, alguns preciosamente esculpidos, que provam estar no caminho certo para Santiago. Entrando em Caldas de Reis pela igreja de Santa Maria, junto à ponte do rio Umia, local de eleição desta cidade termal, a qual marcaremos o final deste dia.
Com alguns troços cheios de encanto deixaremos Caldas de Reis através da ponte medieval do rio Bermaña e seguiremos por um caminho que o leva até à povoado de Carracedo.

22º Dia 01/06/2021 -(terça-feira)

Carracedo - Santiago de Compostela - 30 km. ( 247 km.)

10º dia bike 27/05/21 quinta-feira

Passa junto à Igreja de Santa Maria de Carracedo e atravessa uma paisagem particularmente luxuriante, ao longo da vertente do rio Valga seguindo até S. Miguel de Valga, de onde rumará a Padron, cidade onde segundo a lenda, aportou a barca que transportou o corpo do Apóstolo até à região da Galiza.
Deixando Padron e dirigindo-se para norte até à Colegiade de Santa Maria de Iria Flávia. Continua por entre aldeias galegas até à rua de Francos. Começa a vislumbrar Santiago de Compostela um pouco mais adiante, em Agro dos Monteiros. Atravessará os subúrbios da cidade por um percurso que o conduz até à porta Faxeira, entrada do Caminho Português na cidade velha. E, é através de um apertado labirinto de ruelas do casco medieval seguiremos até à praça do Obradoiro e à Catedral onde o Apóstolo o aguarda.

FIM DA PEREGRINAÇÃO.

22º Dia 02/06/2021 - Volta para Lisboa - para embarcar para a viagem de volta ao BRASIL.

11 º bike 28/05/21 volta para Brasil

​VOO TP 0073 LIS-GIG  , DIA 30/05/2020 , 12:10  e chegada em Brasil 18:05  

     Lisboa- Rio de Janeiro

Vale Europeu