INFORMAÇÕES AO PEREGRINO

Os Caminhos de Nossa Senhora (CNS) são uma rota de peregrinação de aproximadamente 475 km, preparado para peregrinar em espírito religioso, fazer um retiro espiritual mas também para caminhadas ou pedalada ecológica e até mesmo prática de ciclo-turismo.

Formas de peregrinação

  • Caminhada - O trajeto pode ser percorrido a pé, de 15 a 19 dias, caminhando em torno de 20/30 km por dia.

  • Bicicleta - De bicicleta, (MTB) são 8 dias pedalando de 40 a 80 km por dia. Dependendo do nível físico e técnico do ciclista, o Caminhos pode ser completado em 5 dias.

  • Cavalgada - Também é possível fazer montando o cavalo.

O CNS é possível e recomendado a pessoas de 7 a 80 anos, mas é importante que o peregrino esteja informado das recomendações e dicas presentes neste site. Menores de 18 anos somente acompanhados pelos pais ou com autorização do Juizado de Menores.

Atenção 

Não peregrina sozinho ou em grupo

durante a noite.

A noite sempre fica mais perigoso  e pode encontrar dificuldades em atendimento nas comunidades, pousadas, albergues ou hoteis.

Peregrinações individuais ou em grupo

O peregrino é livre para escolher sua forma de peregrinar - sozinho ou em grupo. A coordenação do CNS organiza grupos de peregrinação periodicamente, planejando o início da peregrinação, trajetos, locais de pernoite e todos os detalhes importantes para o grupo.

As datas dessas peregrinações serão publicadas na programação do site.

Hospedagem

      Para descansar, o peregrino pode escolher locais credenciados, como pousadas, hotéis, albergues e campings.

Os locais são tipicamente peregrinos, coletivos e sem luxo. Gastos diários com hospedagem e alimentação giram em torno de R$50,00 a R$100,00, realizando o pagamento nos locais em que se fizer uso dos serviços.

Credencial

     Para ser um peregrino do CNS é necessário ter um passaporte, isto é, uma CREDENCIAL. Neste documento, o peregrino recebe um número de identificação, importante para sua identificação e segurança. Depois de solicitada, a credencial pode ser retirada no Santuário da Divina Misericórdia em Vila Valqueire - RJ ou em outro local credenciado (ver lista de locais credenciados como partida do CNS).

    A credencial deve ser preenchida com a data e carimbo no local de retirada. Também deverá ser carimbado nas igrejas, pousadas, restaurantes ou outros locais credenciados ao longo do trajeto da CNS e apresentado na Secretaria da Basílica de Aparecida para recebimento do Certificado de Conclusão.

    Junto com a credencial, o peregrino pode adquirir um material de apoio com mapas, lista de locais credenciados para alimentação, pernoite, oração. Todos os dados estão também disponíveis neste site. Nossa sugestão é que estas informações sejam impressas antes da peregrinação, pois em muitos lugares não há sinal de telefone celular ou internet.

     A credencial e material são pagos. Também podem ser adquiridos uniformes da Pastoral do Esporte ou do próprio CNS para melhor identificação dos peregrinos.

Seguro Peregrino

    Cada peregrino deverá pagar um seguro para os dias da peregrinação. Sugestões de seguros serão apresentados durante a inscrição.

Dicas e Recomendaçõe    

  • Resistência física para enfrentar aclives e declives.

  • Seguir sempre as indicações amarelas ao longo do trajeto, que é todo sinalizado com milhares de setas pintadas em postes, mourões e cercas, pedras, muros, pistas de rolamento, calçadas, além de centenas de placas indicativas;

  • Se possível, não caminhar ou pedalar sozinho, pois todos estamos sujeitos a imprevisto;

  • Não jogar lixo ao longo do Caminho. Porte sempre uma "sacolinha" plástica.

  • O Caminho passa por propriedades estatais e privadas. Respeite-as, deixando porteiras e portões fechados.

  • google-plus-square
  • Twitter Square
  • facebook-square